Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses, 2.ª parte
Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses, 2.ª parte
1.º e 2.º CEB
Consulte a apresentação do estudo (2021)

Os resultados da segunda parte do estudo Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, respeitantes ao 1.º e 2.º ciclos, foram apresentados no dia 7 de dezembro, pelas 14.30h, no Grande Auditório Iscte, com transmissão em linha.

Consulte a apresentação do estudo aqui.

Os resultados do estudo são globalmente muito positivos: mais de 80% das crianças do 3.º e 4.º anos e 70% do 2.º ciclo afirmaram gostar ou gostar muito de ler, só pouco mais de 3% disseram não ter lido nenhum livro nos últimos 12 meses e mais de 50% estava a ler algum livro aquando da aplicação do questionário.
A influência da família e da escola é determinante. 90% dos inquiridos respondeu que lhes dizem que é importante ler livros, referiu a prática pelo professor da leitura em voz alta nas salas de aula e disse já ter usado a biblioteca escolar. Com a pandemia, uma percentagem significativa de jovens leu mais livros.

 

Aceda ao vídeo da apresentação:

 


Aceda ao registo fotográfico:

 

Apresentação dos resultados da segunda parte do estudo Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário



Este estudo despertou o interesse de várias publicações nos órgãos de comunicação social:

visao


Trinta e oito por cento dos rapazes no 2.º ciclo gostam pouco ou nada de ler

Valor quase duplica o registado para as raparigas. E o gosto pela leitura perde-se à medida que a idade avança

 Expresso, 11.12.2021

 

Alunos tendem a ler cada vez menos com a idade

Os alunos tendem a ler cada vez menos com a idade e é sobretudo entre os rapazes que há menos gosto pelos livros, segundo um estudo divulgado hoje que aponta também a influência da família nas práticas de leitura.

RTP Madeira, 7. 12.2021

 

Alunos, sobretudo rapazes, tendem a ler cada vez menos com a idade

SIC Notícias7.12.2021 

 

Alunos tendem a ler cada vez menos com a idade, sobretudo os rapazes, segundo um estudo

Os alunos tendem a ler cada vez menos com a idade e é sobretudo entre os rapazes que há menos gosto pelos livros, segundo um estudo divulgado hoje que aponta também a influência da família nas práticas de leitura.

Revista Visão7.12.2021


Alunos tendem a ler cada vez menos com a idade, sobretudo os rapazes

Estudo concluiu que são os mais novos e as raparigas quem mais gosta de ler, e à medida que os alunos avançam nos níveis de ensino a leitura vai merecendo cada vez menos espaço nos tempos livres.

Observador, 7.12.2021

 

Alunos tendem a ler cada vez menos com a idade, sobretudo os rapazes
Estudo, desenvolvido pelo Plano Nacional de Leitura e pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL, demonstrou ainda que os alunos leram mais livros durante o período de confinamento.

TVI 24, 7.12.2021


Um quarto dos alunos do secundário só lê por obrigação

Alunos tendem a ler cada vez menos com a idade, sobretudo os rapazes. Estudo destaca a influência da família nas práticas de leitura.

Sapo.pt, 7.12.2021

 

Um quarto dos alunos do secundário só lê se for obrigado

Jornal de Notícias, 7.12.2021




 

 Programa

Práticas

 

O objetivo deste estudo foi analisar a evolução das práticas de leitura dos alunos portugueses, atualizando o trabalho de Lages, Mário F., Carlos Liz, João H. C. António e Tânia Sofia Correia, Os Estudantes e a Leitura, de 2007.
A investigação resultou de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), sob coordenação científica de João Trocado da Mata e José Soares Neves e consultoria de Isabel Alçada. Teve, ainda, o apoio da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o patrocínio da McDonald’s.

 

Ver 1.ª parte do Estudo


3º CEB e ES
 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura