Os resultados da segunda parte do estudo Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, respeitantes ao 1.º e 2.º ciclos, foram apresentados no dia 7 de dezembro, pelas 14.30h, no Grande Auditório Iscte, com transmissão em linha.
Consulte a apresentação do estudo aqui.
Os resultados do estudo são globalmente muito positivos: mais de 80% das crianças do 3.º e 4.º anos e 70% do 2.º ciclo afirmaram gostar ou gostar muito de ler, só pouco mais de 3% disseram não ter lido nenhum livro nos últimos 12 meses e mais de 50% estava a ler algum livro aquando da aplicação do questionário.
A influência da família e da escola é determinante. 90% dos inquiridos respondeu que lhes dizem que é importante ler livros, referiu a prática pelo professor da leitura em voz alta nas salas de aula e disse já ter usado a biblioteca escolar. Com a pandemia, uma percentagem significativa de jovens leu mais livros.
Aceda ao vídeo da apresentação:
Aceda ao registo fotográfico:
Este estudo despertou o interesse de várias publicações nos órgãos de comunicação social:
Trinta e oito por cento dos rapazes no 2.º ciclo gostam pouco ou nada de ler
Valor quase duplica o registado para as raparigas. E o gosto pela leitura perde-se à medida que a idade avança
Expresso, 11.12.2021
Alunos tendem a ler cada vez menos com a idade
Os alunos tendem a ler cada vez menos com a idade e é sobretudo entre os rapazes que há menos gosto pelos livros, segundo um estudo divulgado hoje que aponta também a influência da família nas práticas de leitura.
RTP Madeira, 7. 12.2021
Alunos, sobretudo rapazes, tendem a ler cada vez menos com a idade
SIC Notícias, 7.12.2021
Alunos tendem a ler cada vez menos com a idade, sobretudo os rapazes, segundo um estudo
Os alunos tendem a ler cada vez menos com a idade e é sobretudo entre os rapazes que há menos gosto pelos livros, segundo um estudo divulgado hoje que aponta também a influência da família nas práticas de leitura.
Revista Visão, 7.12.2021
Alunos tendem a ler cada vez menos com a idade, sobretudo os rapazes
Estudo concluiu que são os mais novos e as raparigas quem mais gosta de ler, e à medida que os alunos avançam nos níveis de ensino a leitura vai merecendo cada vez menos espaço nos tempos livres.
Observador, 7.12.2021
Alunos tendem a ler cada vez menos com a idade, sobretudo os rapazes
Estudo, desenvolvido pelo Plano Nacional de Leitura e pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL, demonstrou ainda que os alunos leram mais livros durante o período de confinamento.
TVI 24, 7.12.2021
Um quarto dos alunos do secundário só lê por obrigação
Alunos tendem a ler cada vez menos com a idade, sobretudo os rapazes. Estudo destaca a influência da família nas práticas de leitura.
Sapo.pt, 7.12.2021
Um quarto dos alunos do secundário só lê se for obrigado
Jornal de Notícias, 7.12.2021
Programa
O objetivo deste estudo foi analisar a evolução das práticas de leitura dos alunos portugueses, atualizando o trabalho de Lages, Mário F., Carlos Liz, João H. C. António e Tânia Sofia Correia, Os Estudantes e a Leitura, de 2007.
A investigação resultou de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), sob coordenação científica de João Trocado da Mata e José Soares Neves e consultoria de Isabel Alçada. Teve, ainda, o apoio da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o patrocínio da McDonald’s.