É com grande prazer que divulgamos os vencedores do Prémio Ler+ 2023:
Na Categoria Sociedade Civil, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Braga, com o projeto “Braga aLer+: Rede de Bibliotecas de Braga
Na Categoria Educação, Agrupamento de Escolas Ovar Sul com o projeto” LI - LETRAS & IMAGENS”
Os prémios serão entregues na Conferência Anual do Plano Nacional de Leitura, já no dia 31 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Ambas as instituições mereceram esta distinção pela consistência dos projetos e variedade de parceiros envolvidos, segundo a deliberação do júri, constituído por Isabel Alçada (Presidente do Júri), Afonso Cruz, Anabela Mota Ribeiro, Ana Margarida Ramos e Gina Lemos.
O júri deixou ainda expresso o seu apreço pela qualidade da maioria das candidaturas a concurso, destacando, em particular, os seguintes projetos: “Palavras de Bolso”, de Paula Pina e Ana Isabel Gonçalves, na categoria “Sociedade civil”; na categoria Educação, o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, com o projeto “A leitura: uma porta aberta para o teatro”, e o Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, com o projeto “Leitura em Alta Frequência”.
O Plano Nacional de Leitura atribui anualmente, desde 2018, o Prémio Ler+, em reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita.
O Prémio Ler+, com o patrocínio exclusivo do BPI| Fundação “La Caixa”, tem um valor monetário total de 10.000 euros.
Mais informação sobre os projetos premiados:
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Agrupamento de Escolas Ovar Sul
Resgate da Cor (trailer), Projeto Letras e Imagens
Como as bibliotecas e as formações ajudam a melhorar a escola, jornal Público