RE-WORD-IT
Craques da Leitura
Margarida Fonseca Santos e Isabel Peixeiro
RE-WORD-IT
Desafio julho 2022

 

Uma vez por mês, Margarida Fonseca Santos e Isabel Peixeiro, do RE-WORD-IT, fazem equipa com os Craques da Leitura para lançar uma sugestão de livros sobre desporto e um desafio de escrita.

 

 

julho

 julho

Eu, Alfonsina

Joan Negrescolor

Tradução de Carla Oliveira

Orfeu Negro, 2019

#craquesdaleitura #pnl2027 #rewordit #orfeunegro

 

Craques da Escrita 

Escreve o teu texto em 50 palavras com esta frase e Partilha nas redes o teu texto com hashtag #craquesdaleitura#pnl2027#rewordit

 

junho

Craques Junho

Sportopédia – o mundo do desporto

Texto – Adam Skinner

Ilustrações – Mark Long

Tradução de Renato Carreira

Booksmile, 2020 

#craquesdaleitura #pnl2027 #rewordit #2020editora #booksmile

 

 Craques junho

 Escreve o teu texto em 50 palavras com esta frase e Partilha nas redes o teu texto com hashtag #craquesdaleitura#pnl2027#rewordit

 

maio

desafios leitura 

Domingo vamos à luz

Texto – José Jorge Letria

Ilustrações – André Letria

Pato Lógico, 2010

 

 

 

 desafios de escrita 

Escreve o teu texto em 50 palavras com esta frase e Partilha nas redes o teu texto com hashtag #craquesdaleitura#pnl2027#rewordit

 

 

abril

 abril

A Época das Rosas

Chloé Wary

Tradução de Tiago Marques

Planeta Tangerina, 2020

#craquesdaleitura #pnl2027 #rewordit #planetatangerina

 

 abril

Escreve o teu texto em 50 palavras com esta frase e Partilha nas redes o teu texto com hashtag #craquesdaleitura#pnl2027#rewordit

 

março

 Desafios de leitura e escrita

Ginástica Animalástica

Texto – Isabel Minhós Martins

Ilustrações – João Fazenda

APCC

#craquesdaleitura #pnl2027 #rewordit #apcc

 

desafios de escrita

Escreve o teu texto em 50 palavras com esta frase e Partilha nas redes o teu texto com hashtag #craquesdaleitura#pnl2027#rewordit

 

fevereiro

 Desafio de janeiro

Futebol ao sol e à sombra

Eduardo Galeano

Tradução de Helena Pitta

Antígona, 2019

 

 

 Desafio de escrita

 Escreve o teu texto em 50 palavras com esta frase e Partilha nas redes o teu texto com hashtag #craquesdaleitura #pnl2027 #rewordit 

 

janeiro

Craques

Dança

João Fazenda

Pato Lógico, 2015

 

 


Desafio janeiro

Nós adoramos anagramas. O nosso desafio é pedir-te que, com as letras de ANDEBOL + GINÁSTICA + MARATONA, escrevas a primeira frase do teu texto (tenta usar quase todas).

O melhor é recortar as letras para ir brincando em cima da mesa, mas... não espirres!

Escreve o teu texto em 50 palavras com esta frase e Partilha nas redes o teu texto com hashtag #craquesdaleitura #pnl2027 #rewordit 



dezembro

Leitura dezembro

Os indomáveis F.C. – O mundo é uma bola

Texto – Álvaro Magalhães

Ilustração – Gilio Fornieles, Illustopia

Porto Editora, 2016

 


Escrita

 

Há expressões do futebol que aparecem nas conversas do dia a dia, como «Chutou para canto» (alguém que adia algo), «Esse está fora de jogo» (que não está a fazer o que deve), ou «Isso é vermelho direto» (alguém que cometeu uma falta grave).

E se usasses uma delas num texto de 50 palavras sobre RESPEITO na escola?

Partilha nas redes o teu texto com hashtag #craquesdaleitura #pnl2027 #rewordit #portoeditora

 


novembro

Desafio de novembro

Impulso

André Letria

Pato Lógico, 2019 

 

desafios de escrita


  Partilha nas redes o teu texto com hashtag #craquesdaleitura #pnl2027 #rewordit #patologico e identifica @rewordit @pnl2027 @pato_logico 

 

 

outubro

desafio

7x11 histórias do futebol

Texto – Margarida Fonseca Santos

Ilustrações – Inês do Carmo

Gailivro, 2011

 

Escrita

 Partilha nas redes o teu texto com hashtag #craquesdaleitura #pnl2027 #rewordit #leya #gailivro e identifica @rewordit @pnl2027 @gailivro @leya_portugal 


Participa, exercita a tua mente e diverte-te com estes desafios mensais, gentilmente oferecidos pelo projeto RE-WORD-IT e PNL2027.

Logos

 

Autora

 

Autora de 7x11 Histórias do Futebol tem-se dedicado ao incentivo da leitura e da escrita, bem como à construção da consciência interativa, da cidadania, da camaradagem, do trabalho de grupo...  Oficinas de leitura e escrita online, assim como atividades de escrita e de leitura lúdica, divulgadas em linha, darão corpo ao seu contributo neste projeto.

 

Sessões com as Escolas

 

 

Margarida Fonseca Santos no A.E. de Ponte de Sor

 

No dia 11 de maio, Margarida Fonseca Santos e dezanove alunos do 6.º Ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor protagonizaram um encontro subordinado à leitura e à escrita.

Apresentando algumas obras da coleção «A Escolha é Minha», tais como Bicicleta à Chuva e Está nas Tuas Mãos, Margarida Fonseca Santos falou-nos da importância de sabermos «olhar os problemas a partir de dentro», desafiando os alunos a colocarem-se na pele do outro, «a experienciar o sofrimento do outro», vendo como a «vida imaginada e contada na 1.ª pessoa» nos permite sentir como esse «alguém» sente, tornando nossas as suas inquietações, fazendo próximas as situações que vivemos no quotidiano, uma vez que é essa «capacidade de observação que nos leva à empatia e à compaixão».

Nesta sessão, ainda houve a possibilidade de revisitar o livro 7X11 Histórias de Futebol, redigida em colaboração com o jornalista Rui Tovar, relatando não só os feitos menos conseguidos, mas também episódios épicos da história do futebol português, dando a conhecer os objetos, os nomes, as situações e os momentos que ficaram na nossa memória coletiva. Uma vez mais, realce dado à importância da escrita na 1.ª pessoa e ao modo como somos capazes de nos observarmos e vermos o mundo que nos rodeia. Neste sentido, deixamos então aqui o desafio para que experimentem na nossa página as propostas de leitura e de escrita sugeridas pela Margarida Fonseca Santos.

 

 


 

 

 

Margarida Fonseca Santos na ES Rainha Santa Isabel – Estremoz

 

Margarida Fonseca Santos e 22 alunos do 8.º Ano da Escola Secundária protagonizaram, no dia 27 de abril, mais um Encontro dos Craques da Leitura. A partir da obra da autora, 7X11 Histórias de Futebol, estudada pelos alunos em contexto de sala de aula, os presentes foram revisitando não só episódios da história do futebol nacional, mas também conhecendo aspetos e situações que estiveram na génese deste livro. Antes da sessão terminar, os alunos deram voz aos seus trabalhos escritos, tendo como base de trabalho a personificação de objetos relacionados com o futebol ou a recriação autobiográfica ficcionada de situações que tiveram lugar em determinados jogos. Lançamos ainda o desafio para que experimentem na nossa página as propostas de leitura e de escrita sugeridas pela Margarida Fonseca Santos.

 

 

Margarida Fonseca Santos no AE Barbosa du Bocage – Setúbal

 

Margarida Fonseca Santos dinamizou, via Zoom, no dia 16 de março, uma Oficina de Leitura e Escrita para os alunos do AE Barbosa du Bocage – Setúbal. A sessão decorreu com verdadeiro espírito de equipa entre os vinte e dois alunos do 8.º Ano, contando com a colaboração das professoras presentes, motivando, esclarecendo as dúvidas e organizando as diversas participações que decorreram a partir de cada tarefa proposta. A elaboração dos textos apelou à criatividade em busca de soluções para os desafios lançados. Os produtos finais revelaram a capacidade inventiva e a apresentação dos mesmos o empenho aliado a uma enorme simpatia, que são extensivos às docentes que colaboraram na organização desta atividade. Para quem ainda não teve a oportunidade de experimentar as propostas de leitura e de escrita sugeridas pela Margarida Fonseca Santos, poderá ter acesso às mesmas na nossa página.

 

 

 


Margarida Fonseca Santos na Escola Secundária Quinta das Palmeiras – Covilhã


Margarida Fonseca Santos dinamizou, via Zoom, no dia 9 de fevereiro, uma Oficina de Leitura e Escrita para os alunos da escola Secundária da Quinta das Palmeiras – Covilhã. Os desafios lançados para um grupo de dezoito alunos de turmas do 3.º Ciclo receberam o empenho e a criatividade de todos. A partilha dos textos, a partir da leitura dos mesmos, realçou a concentração e a imaginação dos participantes, sempre pautada por pormenores que evidenciaram a desconstrução inesperada em cada trabalho. Mantendo a tónica desta sessão, sugerimos um conjunto de propostas de escrita e de leitura que poderão ser consultadas na nossa página.




 

Margarida Fonseca Santos no Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Cucujães

 

Margarida Fonseca Santos dinamizou uma Oficina para Craques da Leitura. Este encontro teve lugar no Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Cucujães, concelho de Oliveira de Azeméis, no dia 24 de novembro. Tendo formado equipa com dezassete jovens craques, a atividade foi jogada com criatividade, espírito de equipa e organização, daí resultando textos cheios de humor, sensibilidade e com o olhar próprio de quem questiona a realidade.

 

 

 MFS

 

 

 Craques da Leitura - Margarida Fonseca Santos

 

Margarida Fonseca Santos no EB1 de Penselo, AE Fernando Távora, Guimarães

 

No dia 20 de outubro, demos início aos Encontros dos Craques da Leitura! O pontapé de saída foi na EB1 de Penselo, AE Fernando Távora, Guimarães, através da plataforma Zoom, com Margarida Fonseca Santos. Aguardem mais notícias!

 


Histórias do Futebol

 

 

 Consulta também os desafios anteriores:

 

Descobre o nosso 1.º Round sobre o tema dos Valores Olímpicos, uma homenagem ao Dia Olímpico.

 

Perseguindo os Três Pilares do Dia Olímpico – MEXE-TE, APRENDE E DESCOBRE -, escreve um texto em 50 palavras que integre estas três palavras: EXCELÊNCIAAMIZADE e RESPEITO (Valores Olímpicos).

 

Para ganhares uma Medalha Olímpicanão podes, em nenhuma palavra, utilizar a letra U.

 

Craques rewordit


Partilha o teu texto nos comentários do Instagram ou do Facebook do PNL2027 com este modelo. Queremos ler-te! ;)

 

Exemplo:

 

Craques rewordit

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura