Pssst...! Venham cá todos!
Pssst...! Venham cá todos!
Mediadores de leitura Dinamizadores culturais Influenciadores literários!

Mediadores, dinamizadores culturais e influenciadores promovem a leitura e a escrita, estabelecem laços e facilitam o diálogo entre os livros e os leitores, concretizando atividades variadas e criativas.

A promoção da leitura pode acontecer em bibliotecas, escolas, livrarias, associações, museus, plataformas, redes sociais e outros espaços físicos e digitais. 

O Catálogo PNL é facilitador deste trabalho ao disponibilizar um conjunto diversificado de propostas de leitura.


Território Leitor


Como conhecer experiências de mediadores de leitura que usam livros recomendados pelo PNL2027?

 

Os mediadores ajudam a criar redes que promovem o acesso ao livro e o dão a conhecer, concretizando atividades como clubes de leitura, oficinas de escrita criativa, orientação de comunidades digitais de leitura, conversas com os leitores, leituras orientadas e a par.

Formar leitores proficientes, críticos e autónomos exige um saber profissional e uma ação significativa e intencional que os mediadores concretizam com todos os públicos, de modo a criar hábitos de leitura e enraizar o gosto de ler.

 

O Território Leitor mostra atividades desenvolvidas por mediadores de leitura em que os Livros PNL são usados como um recurso acrescido, estabelecendo laços que facilitam o diálogo com a leitura, a escrita e os leitores. Margarida Fonseca Santos, Andreia Brites, Paula Cusati, Elsa Serra, Cristina Taquelim, Rodolfo Castro, a Andante Associação Artística, Mosi e a Avoar - Associação para a Educação Artística e as Literacias (Avoar) são alguns destes mediadores.

 

Clube de Leitura PNL

 

Os Clubes de Leitura são outra atividade tradicional da mediação leitora. Dinamizar um clube de leitura requer uma seleção criteriosa exigindo que o mediador conheça bem o texto e mantenha com ele uma relação empática, para melhor partilhar ideias e suscitar reflexões. O PNL2027 dinamiza um Clube de Leitura na plataforma Goodreads e apoia a concretização de outros em museus (Clube de Leitura do Museu da Farmácia), livrarias (Clube de Leitura da Livraria Culsete), escolas (READ ON) e outros espaços educativos, culturais e empresariais.


Como descobrir estratégias usadas pelos dinamizadores culturais?

 

No sentido de assegurar que a competência leitora é desenvolvida por todos, o PNL2027 trabalha com uma comunidade alargada de dinamizadores culturais e artísticos.

A leitura encenada, performativa e em voz alta, quando bem feita, é uma das melhores ferramentas para a dinamização da leitura e a sedução dos leitores. O PNL2027 acredita no poder da leitura e do livro, nos benefícios da leitura partilhada e de ler em comunidade.

 

Na preparação de sessões de leitura em voz alta, consulte os livros recomendados pelo PNL2027, pois encontrará muitos que podem e devem ser lidos de forma expressiva, dramatizada, cantada, em voz alta, … , como fazem, por exemplo, os dinamizadores: Gisela Cañamero, Mafalda Milhões, Rui Horta,  a Laredo  e a Andante Associação Artística.

 

Como explorar os Livros PNL nas propostas e ideias lançadas pelos influenciadores?

 

O PNL2027 partilha com os influenciadores literários esse grande objetivo que é propagar o gosto pelos livros e a leitura por prazer.

A promoção do livro e da leitura faz cada vez mais parte do mundo da comunicação, da publicidade e do marketing digital, de que os influenciadores literários se tornaram elementos-chave, ao aproximarem os autores e os editores do público, sobretudo jovem.

Conhecemo-los como booktubers, booktagrammers ou book bloggers. Dos mais famosos aos mais discretos, captam a nossa atenção, arrastando através das suas sugestões, dicas e comentários, grandes audiências e muitos seguidores.

A presença e divulgação dos Livros PNL nos seus canais e plataformas, tirando partido da marca LeR+, acrescenta valor ao papel cultural destes influenciadores.

 

Windoh animou, em 2019, o lançamento da sondagem sobre hábitos de leitura promovida pelo PNL2027, McDonald’s e Expresso.

Roberta Frontini, autora do canal YouTube Flames, e Ana Lopes, criadora do canal YouTube The Phoenix Flight participaram com os seus vídeos na Semana da Leitura 2020, juntando-se aos testemunhos de bloggers, bibliotecários e outros divulgadores do livro e da leitura.

 

 

Consulte Perguntas Frequentes.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura