Read ON
Read ON
2020

Read On– Reading for Enjoyment, Achievement and Development of yOuNg People – é cofinanciado pelo programa Europa Criativa, da União Europeia e em Portugal o parceiro é o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté. Este projeto conta  com o apoio do PNL2027, da Câmara Municipal de Almada e da Rede de Bibliotecas Escolares.

O projeto READ ON visa promover a leitura junto dos jovens entre os 12 e os 19 anos através de diferentes formas de contar histórias, da criação de momentos de leitura livre, do exercício de escrita criativa, da troca de livros e do encontro com escritores, músicos, ilustradores, entre outros. 

 

Read On

 

Todos os anos o Read On organiza um festival – Festival Read On - feito por jovens e para jovens com o objetivo de valorizar o livro, a leitura, a palavra escrita, falada, cantada e dançada. Todos os anos é apresentado um programa específico, mas sabemos que podemos contar com workshops de escrita criativa, banda desenhada, videocasts, podcasts, conversas com autores, música e espetáculos e muito mais.

 

 3.ª edição do Festival ReadOn - line Almada


✔️28 maio: Lançamento da Antologia AMOR 

Antologia

 

O concurso “Anthology Lab - short story” é uma iniciativa promovida pelo Projeto READ ON,  através do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté.

Antologia AMOR do Projeto ReadON (2019) conta com o apoio do PNL2027 e apresenta a atividade de escrita colaborativa e ilustração de contos de alunos do projeto sobre o tema AMOR, os coautores Inês Barata Raposo, Nuno Matos Valente, Maria Francisca Macedo e Sandra Carvalho.

A apresentação foi dinamizada por Andreia Brites.

 

Sessão de lançamento 

 

✔️21 maio: Oficina “A Memória é uma Caixa cheia de histórias”

 Anabela Libânio

 

✔️15 maio: Workshop de vídeo

Workshop de vídeo

 

✔️8 maio: Contos Gravados por Ângela Ribeiro

Ângela Ribeiro

 

✔️11 de fevereiro:  Diogo Piçarra - "Os TVGAS"

 

✔️janeiro 2020:  Save my story com Afonso Cruz

Save my story

 

O projeto READ ON www.readon.eu lançou 3 Concursos (Concurso de Escrita Criativa, da Banda Desenhada e de Podcast/videocast)  que se destinam a jovens do 2.º ciclo ao ensino secundário  (11/19 anos). 

Os resultados dos passatempos "My Life in Strips" e Escrita Criativa já estão disponíveis. 

Concursos Read On  

Encontro com o Escritor Joanathan Stroud

 

 

  

Ler 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura