Página Inicial > Ações > Concursos > Concurso Nacional de Leitura

Concurso Nacional de Leitura
Concurso Nacional de Leitura
14.ª ed. 2020-21 Esclarecimento

As medidas de contenção da pandemia de Covid-19 têm tido consequências na vida das escolas, das bibliotecas escolares e municipais, dos professores, dos bibliotecários, alunos e famílias, com efeitos na organização de diferentes iniciativas, designadamente, do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

Assim, face às regras do atual confinamento, é necessário reafirmar alguns procedimentos e proceder a alguns reajustes, a saber:

1. A realização da 14.ª ed. (2020-21) do CNL mantém-se e continuará a ser assegurada por todos os parceiros e intervenientes.

2. A calendarização das provas da Fase Escolar/Municipal e da Fase Intermunicipal é reajustada, de acordo com as seguintes datas:

 

29/10 – 8/03: Fase escolar/municipal

9/03 – 10/03: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte, no SIPNL

12/03 – Divulgação lista de alunos apurados – Portal PNL2027 e sites dos parceiros

13/03 – 26/04: Fase intermunicipal

27/04 – 30/04: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

Até 07/05 - Publicação das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

19/05 - Prova escrita de pré-seleção online

05/06 - Final nacional.

 

3. No 2.º momento, tanto na fase Escolar/Municipal como na Fase Intermunicipal, as provas dirigidas aos alunos em concurso poderão decorrer online, em sessões síncronas ou assíncronas. Cada biblioteca deverá assegurar que todos os alunos realizam a prova síncrona ou assíncrona. No entanto, a modalidade selecionada terá, em cada biblioteca escolar / municipal, de ser igual para todos os alunos.

 

O Plano Nacional de Leitura e os parceiros do CNL agradecem o trabalho, empenho e dedicação que os diversos intervenientes têm colocado nas diferentes fases do CNL, desejando que este continue a constituir-se como uma grande festa de celebração do livro e da leitura, tanto mais essencial nos difíceis tempos que todos estamos a viver.

 

Cartaz

 

 

Consulte a lista de escolas inscritas na 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Esta edição decorre entre o dia 1 de outubro de 2020, data oficial de abertura, e o dia 5 de junho de 2021, dia da grande final, em Oeiras.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento, a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas:

Fase Escolar / Municipal  – Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.

O 1.º momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, bem como do Camões, IP e da DGAE/DSEEPE, nas escolas portuguesas e da Rede de Ensino Português no estrangeiro que aderirem a esta iniciativa.

O 2.º momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior.

Fase Intermunicipal  – Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas, a decorrer nestas datas.

Fase Nacional  – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito. Esta fase conta com a parceria e apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

A participação no concurso está aberta às escolas do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada que a ele aderirem, através da inscrição de alunos de todos os ciclos de ensino – 1.º ciclo / 2.º ciclo / 3.º ciclo / ensino secundário. Está igualmente aberta aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) da área de influência da Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e aos alunos da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP).

  

13.ª edição

12.ª edição

Quem Somos
Contactos
2020 © Plano Nacional de Leitura
Acções
Leituras
Livros PNL
Recursos
Acções
PROJECTOS
CONCURSOS
EVENTOS
CONFERÊNCIAS
PRÉMIOS
ESTUDOS
FORMAÇÃO
APOIOS
INTERNACIONAL
MEDIA
MAPA
Leituras
SUGESTÕES
UM LIVRO POR SEMANA
IDEIAS DE LEITURA&ESCRITA
BIBLIOTECAS E LIVROS DIGITAIS
REVISTAS DIGITAIS
AUDIOLIVROS
LEITURA EM APPS
LIVRARIAS
PUBLICAÇÕES
Livros PNL
CATÁLOGO PNL
DESTAQUES
AOS LEITORES
CLUBES DE LEITURA PNL2027
ORITENTAÇÕES
BIBLIOTECA DIGITAL
Recursos
CIÊNCIAS
CULTURA E SOCIEDADE
ESCOLAS
LEITURA E ESCRITA
LITERACIAS
LITERATURA