Livro-objeto
Livro-objeto
ACD
23 de maio

No dia 1 de junho, Dia Internacional da Criança, os melhores trabalhos serão divulgados nas redes sociais e no portal do PNL2027 e os autores receberão prémios-surpresa.


CALL

Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil-2022, o PNL2027 convida à criação de um “livro-objeto” até 23 de maio.

O convite é dirigido aos educadores, aos professores do 1.º e 2.º ciclos e a outros participantes interessados (famílias, mediadores, autores/ilustradores, …), subentendendo o envolvimento das escolas, das crianças e dos alunos.

A forma e o tema são escolha de cada grupo/turma participante.

Os trabalhos devem ser submetidos pela escola-sede dos Agrupamentos, até ao dia 23 de maio, no formulário Livro-Objeto, onde deverá constar a hiperligação de acesso ao vídeo de apresentação e uma fotografia do livro-objeto criado.

O vídeo (trailer), com duração máxima de 1 minuto, deve mostrar o valor criativo, estético, lúdico e formativo do livro.

Para mais informação, contactar pedro.ucha.silva@pnl2027.gov.pt 

 

ACD: Livro objeto, um recurso de múltiplas leituras


No dia 27 de abril, entre as 17:30h e as 20:30h, o PNL2027 dinamizou a Ação de Curta Duração Livro objeto, um recurso de múltiplas leituras,  no Auditório da Biblioteca Municipal de Marvila, C. M. Lisboa. Esta ação é certificada pelo CFAE Nova Foco e os formandos poderão assistir à sessão presencialmente, no auditório ou em streaming, nos canais do Youtube e do portal do PNL2027. 

 

Assista aqui

Em breve, disponibilizaremos uma versão melhorada do vídeo

 

Cartaz

Cartaz

 

Livro-objeto, um recurso de múltiplas leituras

 

A participação nesta formação tem como principal objetivo a motivação e a aprendizagem pessoal, o desenvolvimento profissional e a partilha de diferentes saberes, bem como apoiar a participação de educadores, professores do 1.º e 2.º ciclos e outros participantes interessados (famílias, mediadores, autores/ilustradores, …), na Call para a criação de um “livro-objeto, subentendendo o envolvimento das escolas, das crianças e dos alunos”.

Esta formação será estruturada em dois momentos:

Primeiro, com a participação de autores, educadores e professores, terá lugar um encontro que incide sobre o processo criativo do livro-objeto e as potencialidades deste recurso na formação de leitores e no desenvolvimento de competências de leitura, desde idades muito precoces.

Segundo, serão apresentados e explicados diversos tipos de livros-objeto.

 

Conteúdos

O livro-objeto enquanto recurso pedagógico.

Diferentes abordagens ao livro-objeto.

Processo criativo do livro-objeto: exemplos de diversas tipologias.

Convite à participação na call livro-objeto, promovida pelo PNL2027.

 

Objetivos

Promover o prazer e o gosto pela leitura no público infantojuvenil.

Desenvolver competências leitoras através do livro-objeto no público infantojuvenil.

Motivar os educadores e os professores para o uso do livro-objeto como recurso interativo, lúdico e experimental.

Conhecer diferentes processos criativos na construção do livro-objeto.

Partilhar experiências pedagógicas de educadores e professores na criação de livros-objeto.

Contactar com distintos tipos de livros-objeto e aprender a construir 5 tipologias diferentes: pop-up, acordeão, livro plano e “livro infinito”.

 

Destinatários

Todos os grupos de recrutamento.

Prioritariamente: Educadores, Professores do 1.º e 2.º ciclos; do Ensino Especial e Professores. Bibliotecários.

 

Formadores:

Autores

André Pimenta

Cátia Vide

Cláudia Manata

Marco Taylor

 

Educadores e Professores

Ana Saramago

Bárbara Santos

Gina Domingues

Margarida Costa

 

Equipa PNL2027

Alexandra Lopes

Pedro Ucha

 

Promotores

Plano Nacional de Leitura 2027 / CFAE Nova Foco / Biblioteca de Marvila, C. M. Lisboa

 

 

Certificação da formação

 

Os docentes que pretenderem certificar a sua participação na Ação de Curta Duração deverão cumprir os seguintes procedimentos:

1- Aceder, preencher e submeter o formulário de inscrição.

2- Aceder, preencher e submeter o registo de presenças, através de um link que será disponibilizado durante a sessão, no chat do Youtube do PNL2027, para os formandos que participem online.

3- Preencher a folha de presenças, disponibilizada durante a sessão, no auditório da Biblioteca Municipal de Marvila, para os formandos que participem presencialmente.

4- Aceder, preencher e submeter o formulário de avaliação da ACD, a enviar por mail pela CFAE Nova Foco, posteriormente à data de realização da ação. O certificado será enviado apenas para os formandos que se inscreveram e registaram a sua presença. O PNL2027 emitirá Certificados de Presença a todos os participantes.

 

 

Logos

 

 


LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura