Em 2024, as atividades do projeto iRead4skills prosseguem a um bom ritmo graças à aplicação de inquéritos a adultos (em formação ou não), à realização de grupos focus com educadores e formadores de adultos, e ainda ao desenvolvimento de tarefas de classificação e de anotação de textos de diferentes níveis de proficiência leitora, nos diferentes países envolvidos: Portugal, Espanha, França, Bélgica e Luxemburgo.
Apela-se ao preenchimento dos Inquéritos:
iRead4Skills é um projeto de leitura+ fácil, que pretende combater as baixas competências e práticas de leitura e escrita dos adultos através de uma solução digital integrada com ferramentas automáticas para português europeu. Estas ferramentas asseguram a análise, classificação e conversão de obras literárias e de textos científicos e informativos mais complexos e formais para os níveis + Fácil (A1-A2) e + Claro (B1).
Com esta solução tecnológica pretende-se:
- desenvolver as capacidades de leitura e o gosto pela aprendizagem e pelo conhecimento humanístico, científico e digital da população adulta;
- aproximar os leitores adultos da literatura;
- melhorar as práticas de comunicação e educação para todos.
Este projeto, que recebeu um financiamento Horizon de 2023 a 2026, é gerido por um consórcio, coordenado pela Universidade NOVA de Lisboa, com a participação do PNL2027 e de outros parceiros nacionais e internacionais:
- INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento)
- UCL (Université Catholique de Louvain)
- LISER (Luxembourg Institute of Socio Economic Research)
- UAB (Universidade Autónoma de Barcelona)
- USC (Universidade de Santiago de Compostela)
- ILPS – (Instituto Luxemburgês de Pesquisa Socioeconómica)
- MS (Mindshaker, Serviços informáticos, Lda).
O lançamento do projeto decorreu nos dias 15 e 16 de março de 2023, no Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa.
O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento das competências de leitura através de um sistema inovador de leitura inteligente que avalia a complexidade de textos e sugere leituras apropriadas ao nível de literacia do utilizador. Pode ser usado por formadores na criação ou adaptação de textos com o nível de complexidade adequado aos leitores. O projeto visa também estabelecer e monitorizar a relação entre a melhoria das competências de leitura e outras competências fundamentais (como numeracia e competências digitais), competências transversais (incluindo competências técnicas, de comunicação, de trabalho em equipa, relação com o cliente, resolução de problemas, etc.) e aspetos como motivação, cidadania e bem-estar. A implementação do iRead4Skills beneficiará, ainda, do contacto e envolvimento com a população-alvo através dos Centros Qualifica, com os quais o PNL2027 vem desenvolvendo, desde 2017, o projeto Ler+ Qualifica.
O desenho do projeto teve a sua origem em 2020, tendo propiciado uma primeira candidatura ao Solve.MIT / Gulbenkian Award for Adult Literacy, com o objetivo de encontrar financiamento e parceiros interessados no desenvolvimento destes instrumentos, tendo em conta o seu forte potencial para os organismos públicos, escolas, serviços de saúde, bibliotecas, empresas, editoras e tantas outras entidades de Portugal ou dos países de Língua oficial Portuguesa.
UE
LeiaPortugal
Leia
Espanha
LeiaReino Unido
Leia