O júri da edição 2022 deliberou não atribuir qualquer prémio aos trabalhos candidatos, em virtude de, lamentavelmente, não obedecerem aos requisitos de qualidade do concurso.
O Concurso Inês e outras histórias de amor desafia as escolas a descobrirem e a incentivarem a sensibilidade estética e o talento criativo dos seus alunos, com a finalidade de criar um produto artístico e performativo, a partir da história de amor de Pedro e Inês, Páris e Helena, Orfeu e Eurídice, Tristão e Isolda, Abelardo e Heloísa, Romeu e Julieta, Paolo e Francesca ou D. Quixote e Dulcineia.
O produto final, a apresentar em vídeo, deve ser original, mobilizar saberes e capacidades variados, podendo assumir diferentes modalidades de representação: filme; teatro; dança; sketch; peça musical; leitura expressiva; …
Esta iniciativa destina-se aos alunos dos ensinos básico e secundário e resulta de uma parceria estabelecida entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e da Fundação Inês de Castro, com patrocínios do Hotel Quinta das Lágrimas, da YDreams e da Fundação Bissaya Barreto.
Veja também a edição de 2021