Dia Mundial da Poesia 2022
Dia Mundial da Poesia 2022
Vamos celebrar a Poesia!
CCB, 26 mar. 15 h.

O Plano Nacional de Leitura (PNL2027), o Centro Cultural de Belém (CCB) e os CTT - Correios de Portugal, S.A. (CTT) celebram hoje o Dia Mundial da Poesia e convidam-no a conhecer as vencedoras da 13.ª edição do Concurso Faça Lá um Poema. 

De entre as diversas iniciativas do Programa, destacamos a Maratona de Leitura, durante a qual se realizou a cerimónia de lançamento dos Postais da República com a gravação dos poemas da Rita Almeida Soares Oliveira, aluna do 8.ºano do AE João da Silva Correia, de São João da Madeira, e da Margarida Ascensão Lourenço, aluna do 12.º ano do AE do Fundão. Estas alunas venceram o 1.º Prémio, respetivamente, na categoria Ensino Básico e Ensino Secundário. O 2.º Prémio do Ensino Básico foi atribuído ao Tiago Rocha, aluno do 8.º ano do AE de Barroselas, de Viana do Castelo, enquanto o Tiago Marques, aluno do 11.º ano do AE Monserrate, de Viana do Castelo, recebeu o 2.º Prémio do Ensino Secundário. O Tiago Marques, aluno do 7.º ano da ES Infanta D. Maria, Coimbra, e a Joana Pereira, aluna do 12.º ano do AE de Castêlo da Maia foram premiados com o 3.º Prémio, respetivamente, na categoria Ensino Básico e Ensino Secundário. 

Durante a  Maratona de Leitura, ouviu-se a poesia de Helberto Hélder lida por Elsa Conde, Diogo Moura, Delfim Sardo, Guilherme d’ Oliveira Martins, Cláudia Jardim, Sónia Bacaló, JP Simões, Rui Tavares, Miguel Loureiro, Paulo Pires, Cristina Ovídio, Rita Taborda Duarte, Paulo Pires do Vale, Vera Mantero, Zia Soares, Lígia Soares, Carminho, Catarina Wallenstein, entre outros. 

O Concurso FAÇA LÁ UM POEMA é dirigido aos alunos do 3.º ciclo dos ensinos básico e secundário das escolas públicas e privadas do continente e ilhas. Consulte o Regulamento.

 

Postais CTT com os poemas vencedores FLUP2022 

 

1.º Prémio do Ensino Secundário

Frente 

 

Verso ES

 CTT

 

1.º Prémio do Ensino Básico

 

 Frente EB

 

Verso EB

 

Veja os vencedores, leia os poemas premiados do Ensino Básico e do Ensino Secundário e conheça as escolas apoiadas.

 

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, o PNL2027 selecionou um conjunto de recursos sobre Herberto Helder, poeta homenageado pelo CCB em 2022, e destaca alguns livros de poesia recomendados pelo PNL2027 no 2.º semestre de 2021.

 

Leia Poesia!


Herberto helder

 

Vídeos

 

Poesia ao nascer do dia - Herberto Helder - Lugar II

(Herberto Hélder dito por Luís Miguel Cintra)

 

 

No sorriso louco das mães (Herberto Helder dito Herberto Helder)

 


Livros de Herberto Helder

 

 minusculas     letra aberta     

 poemas completos     a morte sem mestre     

 servidões     Photomaton     

 Os passos em volta     Poema continuo     

 Poemas amerindios     Doze nos numa corda      

  

Roteiro Versos Escolhidos

 Aceda aqui ao Roteiro

 

Poemas | Clube dos Livros ECI/PNL

 

Catálogo Poesia

 

  


 

If I read a book and it makes my whole body so cold no fire can warm me, I know that is poetry.

 

Emily Dickinson 




Veja também Faça Lá um Poema 2021

Dia da Poesia

logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura
2020 © Plano Nacional de Leitura