Melhores Leitores do Mundo
Melhores Leitores do Mundo
Resultados
2022

Publicam-se os resultados relativos à Call Melhores Leitores do Mundo 2021 – 2022 (MLM).

Participaram nesta Call 130 escolas.

Os melhores leitores indicados por cada escola - 90 do 1.º ciclo; 103 do 2.º ciclo; 107 do 3.º ciclo e 55 do ensino secundário - leram, no total, 9225 livros: 3499, no 1.º ciclo; 2641, no 2.º ciclo; 2137, no 3.º ciclo, e 948, no ensino secundário.

Todos os premiados foram validados através de informação enviada pelas escolas, com as respetivas hiperligações e evidências sobre os resultados.

Damos, assim, os parabéns às escolas participantes no MLM, certos de que todas contribuíram para o objetivo desta iniciativa - promover a prática e o gosto pelo livro e pela leitura.

 

Cartaz

Cartaz em PNG


Em setembro de 2021, o Plano Nacional de Leitura 2027 convidou os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas a participarem na iniciativa Melhores Leitores do Mundo (MLM), identificando os alunos dos vários ciclos de ensino que mais livros lessem ao longo do ano letivo, com o objetivo de os premiar, bem como às suas escolas.

Temos conhecimento da existência de boas práticas no âmbito da promoção da leitura em contexto escolar, muitas vezes de natureza competitiva e, por isso mesmo, motivacional, que identificam os maiores leitores com base no número de livros requisitados por mês, período ou ano, para leitura domiciliária, na sala de aula ou na biblioteca escolar, no âmbito da leitura autónoma, dos clubes de leitura (CLE), dos 10 Minutos a Ler, da Educação Literária ou de outros projetos.

Inspirado nestas boas práticas, o PNL2027 convidou as escolas a identificarem os alunos que mais livros leram ao longo de cada ano letivo, com o objetivo de premiar os que mais se interessam por livros e que mais leem.

Obrigada pela vossa participação!

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura