Prémio Ler+ 2022
Prémio Ler+ 2022
5.ª edição
Cerimónia de Entrega

A cerimónia de entrega da 5.ª edição do Prémio Ler+ 2022 decorreu durante a Conferência do PNL2027. 

Este ano, o prémio foi atribuído a Luís Manuel Crespo de Andrade, tendo o júri considerado fundamental o forte impacto do Portal Revistas de Ideias e Cultura” junto dos utilizadoresque já acederam a mais de 1 800 000 páginas de conteúdos.  


Entrega Prémio Ler +



Portal Revistas de Ideias e Cultura” proporciona acesso universal a revistas fundamentais da cultura portuguesa e à respetiva consulta indexada dos conteúdos, para além de disponibilizar modalidades de navegação inovadoras. 

Nesta 5.ª edição, destacamos pela sua qualidade os seguintes projetos: “Visão do Mundo pela Leitura e Escrita”, do Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve; “Braga, Cidade Leitora”, da Rede de Bibliotecas de Braga; “Gente com Histórias dentro”, do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar; “Palavras de Bolso”, de Paula Pina; “Ação das Bibliotecas de Oeiras – Um percurso”, do Município de Oeiras; e “Experiências de Leitura e Escrita”, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O Prémio Ler+, no valor de 10 000 euros, tem por finalidade reconhecer o trabalho realizado em prol da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita. Este prémio, instituído em 2018 pelo Plano Nacional de Leitura 2027, visa galardoar, em cada ano, personalidades ou entidades que se tenham destacado neste domínio, contando com o patrocínio exclusivo do  BPI e da Fundação “la Caixa”. 



 

Consulte o Regulamento. 


 

logos


LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura