Todos Juntos Podemos Ler
Leitura+ Acessível
Todos Juntos Podemos Ler
Candidaturas 2022

O processo de candidatura decorre de 22 de outubro a 22 de novembro de 2021. 

As escolas do subsistema de ensino público deverão preencher e submeter o formulário de candidatura, a partir do Sistema de informação da Rede de Bibliotecas Escolares.

Consulte as Orientações.

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o Plano Nacional de Leitura2027 (PNL2027) e a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção-Geral da Educação (DGE/DSEEAS), desenvolvem, desde o ano letivo de 2011-2012, a iniciativa Todos Juntos Podemos Ler.

Esta candidatura aposta no desenvolvimento de projetos que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo as crianças e jovens com necessidade de mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e que, por circunstâncias de natureza física, sensorial, cognitiva, cultural e socioemocional revelam dificuldades na acessibilidade à leitura e à escrita.

O projeto Todos Juntos Podemos Ler desafia os AE/ENA da rede escolar pública a desenvolverem práticas de leitura inclusiva, mobilizadoras dos diferentes agentes educativos, fundadas num trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar, a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva e outros.

Conheça também as escolas apoiadas em 2021.

No âmbito do apoio a este projeto o PNL2027 divulga livros em formatos acessíveis, recursos digitais mais inclusivos, documentos de referência, projetos com evidência de boas práticas e outras ações, através do programa Leitura+ Acessível.

Para mais informações, contactar herminia.pires@pnl2027.gov.pt


edição 2020


Edições anteriores

2021

2020

ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.