Todos Juntos Podemos Ler
Leitura+ Acessível
2023
Todos Juntos Podemos Ler
Lista de escolas apoiadas

Já está disponível, no portal da RBE, a lista das escolas apoiadas em 2023.

Divulgamos a lista de candidaturas ao Projeto.

 

Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura2027 e a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção-Geral da Educação têm vindo a desenvolver, desde 2011, o projeto Todos juntos podemos ler, lançando uma candidatura anual dirigida a todos os agrupamentos/ escolas do subsistema de ensino público.

Esta candidatura aposta no desenvolvimento de projetos que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo crianças e jovens com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e que, por circunstâncias de natureza física, sensorial, cognitiva, socioemocional e cultural, revelam dificuldades na acessibilidade e na utilização da leitura e da escrita. Conheça todos os pormenores, consultando o aviso de abertura.

 

Mais informações sobre o Lançamento da Candidatura 2023.

 

 

O II Encontro Nacional Todos Juntos Podemos Ler decorreu no dia 13 de maio de 2022, no auditório da Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, entre as 9h30 e as 17 horas.

 

Assista aqui:

 

 

O projeto Todos Juntos Podemos Ler (TJPL) aposta no desenvolvimento de ações que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo as crianças e jovens com necessidade de mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e que, por circunstâncias de natureza física, sensorial, cognitiva, socioemocional e cultural revelam dificuldades na acessibilidade à leitura e à escrita.

Reconhecendo o empenho e o contributo dos Agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, que já integram o projeto, para tornar a leitura e a escrita acessíveis em diferentes contextos, formatos e suportes, este evento tem como principal propósito proporcionar um momento de reflexão e partilha sobre o trabalho realizado e a implementação de ações futuras no âmbito do TJPL.

Os destinatários preferenciais deste encontro foram os Diretores, Professores Bibliotecários e Professores de Educação Especial dos estabelecimentos escolares que integram o projeto, bem como todos os docentes e outros agentes educativos interessados na temática da inclusão.

Programa do Encontro.

 

No âmbito do apoio a este projeto, o PNL2027 divulga livros em formatos acessíveis, recursos digitais mais inclusivos, documentos de referência, projetos com evidência de boas práticas e outras ações, através do programa Leitura+ Acessível.

 

Consulte as Orientações.

Conheça as escolas apoiadas: edições. 2022; 2021; 2020; 2019; 2017/18

Para mais informações, contactar: carla.beirao@pnl2027.gov.pt

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura