PICCLE
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita

PICCLE - Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita - é uma plataforma de criação, agregação e curadoria de conteúdos dirigida a docentes, com vista ao desenvolvimento das competências digitais de literacia dos jovens do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Conheça esta plataforma e as suas potencialidades na mais recente edição de Ouvido Crítico:

 

Ouvido Crítico

 

Em 2020 realizámos eLabs de apresentação da plataforma para 462 professores de cerca de 100 escolas das regiões do Alentejo, Centro e Norte. Na sequência deste primeiro contacto de professores com a plataforma PICCLE, iniciou-se um estudo de acompanhamento do interesse e do impacto desta ferramenta na prática letiva. Este estudo é da responsabilidade do cies_iscte (Centro de Investigação e Estudos em Sociologia), da equipa liderada pelo Professor António Firmino da Costa.

Apresentamos o primeiro relatório resultante deste estudo, assim como um infográfico que melhor permite visualizar os resultados obtidos.

Nos meses de abril e maio (dias 14, 21, 28 de abril e 5 de maio) teve lugar um novo conjunto de eLabs para professores e o estudo do Cies-Iscte continuou neste segundo momento, o que permitirá analisar a evolução efetiva do impacto da plataforma na prática letiva. No final do projeto, em outubro, será publicado um relatório conclusivo deste estudo, revestindo-se da maior importância para a continuação da construção e do aperfeiçoamento desta plataforma ao serviço dos professores no trabalho com os seus jovens alunos, auxiliando a que se tornem efetiva e plenamente cidadãos do século XXI.

A plataforma PICCLE é o fruto de um projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) financiado pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), que tem como principal finalidade disponibilizar um conjunto de meios de informação e comunicação sobre a leitura, a escrita e as literacias em ambiente digital, de modo a facilitar a sua integração nos processos de ensino e aprendizagem.

A coordenação científica deste projeto é de Vitor Tomé (Jornalista, professor universitário, formador e investigador nas áreas da Literacia dos Media e do Jornalismo.)

O desenvolvimento deste projeto é um continuum que envolve não só a manutenção do trabalho de curadoria e agregação de recursos significativos por parte da equipa de especialistas, como também a futura criação de uma comunidade PICCLE que proponha novos recursos e a partilha de boas práticas, contribuindo para o indispensável incremento da literacia na era digital em que vivemos permanentemente desafiados pela complexidade da realidade.

A Plataforma disponibiliza centenas de artigos agregados por sessões: Modelos teóricos; Projetos de intervenção; propostas de AtividadesEstudosRecursos e um Glossário. Todos estes artigos são escolhidos e apresentados por um grupo de especialistas com trabalho e mérito reconhecido em Áreas centrais no cruzamento das literacias: Leitura; Escrita; Media; Informação; Digital; Literatura; Ciência; Arte; Aprendizagem online; Ciência dos Dados, Informação; Cidadania; Democracia; Educação Ambiental.

 

PICCLE

[Aceder à Plataforma PiCCLE]

 

 Alguns testemunhos dos professores que participaram nas sessões de apresentação do PICCLE:

 

Os elementos mais positivos da plataforma:

O manancial de documentos e atividades que nos informam, atualizam e direcionam para a lecionação destas literacias de forma a consciencializar os nossos alunos para a importância da visão crítica daquilo que nos é apresentado como facto real a toda a hora.

A multiplicidade de propostas de trabalho para explorar na sala de aula.

Facilitar o acesso a informação de variadas áreas e facilitar uma aprendizagem multifacetada e transdisciplinar.

Uma nova ferramenta ao dispor de alunos e professores, aberta e com variedade de recursos.

Vai suscitar interesse a desenvolver a literacia digital de alunos e professores.

É um bom repositório, que permite pesquisas de qualidade num só sítio.

(…) É também positivo o facto de os seus conteúdos se dirigirem a um público mais velho (…) e respetivos docentes.

Atualidade e pertinência de muitos dos conteúdos e informações apresentadas do ponto de vista do trabalho com ferramentas digitais.

Conteúdos de fontes fidedignas.

Ser um espaço de fácil acesso que integra material atualizado, rigoroso cientificamente e diversificado nas temáticas e recursos.

Inovação, uma grande ajuda no nosso trabalho.

 

A funcionalidade da plataforma:

Apresentação simples e apelativa; funcionamento quase intuitivo; a existência de um glossário bem estruturado e sintético, ao contrário do que muitas vezes se verifica (…).

A estrutura do site permite aceder rapidamente aos conteúdos e o seu design gráfico é bastante atrativo.

Estética, modernidade, (…) interatividade.

A agregação de conteúdos facilita e poupa-nos tempo de pesquisa.


Aceda à Conferência Final do PICCLE


Logos

Saber mais
ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.