O PICCLE - Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita - é uma plataforma de criação, agregação e curadoria de conteúdos dirigida a docentes, com vista ao desenvolvimento das competências digitais de literacia dos jovens do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
No dia 28 de outubro decorreu a Conferência Final do PICCLE.
Assista ao vídeo:
Esta Conferência foi acreditada pelo CF Braçança como ACD. Saiba mais.
Conheça esta plataforma e as suas potencialidades na mais recente edição de Ouvido Crítico:
Veja também a ACD PICCLE| educar formar adultos
Saiba mais sobre o Seminário de divulgação Melhorar as competências de literacia – a Plataforma PICCLE
A plataforma PICCLE é o fruto de um projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) financiado pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), que tem como principal finalidade disponibilizar um conjunto de meios de informação e comunicação sobre a leitura, a escrita e as literacias em ambiente digital, de modo a facilitar a sua integração nos processos de ensino e aprendizagem.
A coordenação científica deste projeto é de Vitor Tomé (Jornalista, professor universitário, formador e investigador nas áreas da Literacia dos Media e do Jornalismo.)
O desenvolvimento deste projeto é um continuum que envolve não só a manutenção do trabalho de curadoria e agregação de recursos significativos por parte da equipa de especialistas, como também a futura criação de uma comunidade PICCLE que proponha novos recursos e a partilha de boas práticas, contribuindo para o indispensável incremento da literacia na era digital em que vivemos permanentemente desafiados pela complexidade da realidade.
A Plataforma disponibiliza centenas de artigos agregados por sessões: Modelos teóricos; Projetos de intervenção; propostas de Atividades; Estudos; Recursos e um Glossário. Todos estes artigos são escolhidos e apresentados por um grupo de especialistas com trabalho e mérito reconhecido em Áreas centrais no cruzamento das literacias: Leitura; Escrita; Media; Informação; Digital; Literatura; Ciência; Arte; Aprendizagem online; Ciência dos Dados, Informação; Cidadania; Democracia; Educação Ambiental.