No Superior sê um Super-Leitor
Natividade Pires
Professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, desde 1996. Doutorada em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra.
É representante do IPCB na Red Internacional de Universidades Lectoras, da Universidad de Extremadura, desde 2007, e investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa. Tem vários artigos e livros publicados entre os quais se destacam: História Crítica da Literatura Portuguesa – O Romantismo (coord. de Carlos Reis); Pontes e Fronteiras – Da Literatura Tradicional à Literatura Contemporânea (2005, com Carlos Reis); Educação Intercultural e Literatura Infantil. Um mundo sem esconderijos (2010, com M. Morgado); Literatura Infantil e Juvenil. Formação de Leitores (2013, com A. Balça).
Participa em vários projetos europeus sobre o desenvolvimento de competências de leitura e escrita, promoção da educação intercultural e de literacia visual.
Elsa Conde
Licenciada em História, pós-graduada em Ciências Documentais e mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Exerceu funções letivas entre 1980 e 1995. Após esta data, trabalhou como bibliotecária, tendo integrado a equipa do Gabinete da Rede de Bibliotecas em 1997-98. Entre 2005 e 2017 exerceu o cargo de Coordenadora Interconcelhia para as Bibliotecas Escolares, em acumulação com a coordenação de diferentes projetos, publicações e formações no âmbito da RBE, das bibliotecas escolares e da promoção das literacias. Em 1 de abril de 2017 foi nomeada subcomissária do Plano Nacional de Leitura (PNL2027).
Eloy Martos
Professor titular de Língua e Literatura na Universidade de Extremadura. Coordenador Geral da Red Internacional de Universidades Lectoras. Doutorado em Filologia Hispânica, é autor de inúmeras publicações (artigos, monografias e manuais) sobre leitura e novas tecnologias, didática da linguagem e literatura, mitologia e folclore. Vencedor de vários prémios, de que são exemplos o Prémio Constituição, com o ensaio A Poética do Patetismo, e o 1º Prémio da Cátedra Telémaco de leitura e escrita. Participou em diversas conferências sobre o ensino de idiomas e literatura, sendo também responsável pela organização de conferências e seminários internacionais sobre essas temáticas. Colabora em projetos nacionais e internacionais de investigação, relacionados com a cultura da água, e foi membro do Projeto Europeu L´Aqua, aprovado em 2014 pela Diretoria Geral de Empresas e Indústria da Comissão Europeia.
É especializado no estudo da leitura e da escrita, bem como no património imaterial hispânico (contos, mitos e lendas peninsulares e europeias). Dedica-se à investigação de fenómenos culturais emergentes, como a cibercultura, Internet e transmedia.
Cristina Robalo Cordeiro
Professora e investigadora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de que foi Vice-Reitora de 2003 a 2011. Doutorada, em Poitiers, em 1980, e pela Universidade de Coimbra, em 1991. Consagrou o seu trabalho ao estudo da Literatura, sobretudo na área dos estudos franceses (dos séculos XIX e XX) e francófonos, tendo proferido conferências em 20 países.
Cônsul Honorária de França em Coimbra, Presidente do Comité da Alliance Française de Coimbra, Secretária Geral do RESUFF, Rede francófona de mulheres dirigentes universitárias, exerceu igualmente as funções de Directora do Bureau Magrebe da Agência Universitária da Francofonia, com sede em Rabat, de 2012 a 2016.
Integra a Comissão Interministerial do Plano Nacional de Leitura, em representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É vice-presidente da Associação Europeia de Estudos Francófonos e presidente do Conselho Científico dos Arquivos e Museu da Literatura de Bruxelas. É membro da Comissão de Avaliação Institucional das Universidades Portuguesas (A3ES) e Membro da Comissão de Honra da Convenção sobre o Ensino Superior. Integra o Grupo de Trabalho da Candidatura da cidade de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.
É autora de 10 livros (7 ensaios – um dos quais acabado de publicar, em Julho de 2020, consagrado à obra integral do escritor Almeida Faria -, um livro de novelas e dois romances, um dos quais no prelo), de 7 traduções de ensaios e romances e de cerca de 200 artigos, na sua maioria sobre autores franceses e francófonos. Vencedora de diversos Prémios e distinções.
María José Gálvez Salvador
Professora associada de Direito Constitucional na Universidade Carlos III de Madrid.
Doutorada em Direito pela Universidade de Valência, com pesquisas de pré-doutoramento na Universidade de Harvard, na Universidade de Pisa e na Universidade Livre de Bruxelas. Fez um curso de especialização em Direito Constitucional.
Como Diretora-Geral do Livro e Fomento da Leitura, elabora e executa planos, programas e ações para a promoção da criação literária, potencia o desenvolvimento da indústria editorial, promove a leitura em todos os âmbitos, em particular através das bibliotecas, contribuindo para o seu desenvolvimento equilibrado e inovador.
É diretora de edição e formação editorial do Grupo Tirant lo Blanch, assessora do Gabinete do Primeiro Vice-Presidente do Governo e Ministro do Interior, assessora do Gabinete do Primeiro Vice-Presidente do Governo e Ministro da Presidência, subdiretora do Gabinete do Presidente do Congresso dos Deputados, assistente no Parlamento Europeu e tutora na UNED e na UOC.
Leitura, emoção e conhecimento - Intencionalidade e intensidade na abordagem ao texto literário
Carlos Carreto
Professor Associado do Departamento de Línguas Culturas e Literaturas Modernas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, investigador e subcoordenador científico do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT). É também membro do Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH), do GRIS-France e investigador associado do LITT&ARTS (Université Grenoble Alpes).
Doutorado em Literatura Francesa Medieval pela Universidade Aberta em 2004, os seus principais campos de lecionação e de investigação têm incidido sobre as áreas de Literatura Francesa, Teoria da Literatura, Estudos sobre o Imaginário e Estudos Medievais.
Luís Martins
Investigador Associado do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Doutorado em Antropologia Social, pelo I.S.C.T.E. – Universidade de Lisboa.
Pós-Doutoramento em Artes de Pesca – transformações nas técnicas após a integração na Comunidade Económica Europeia, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que culminou na consultoria científica da Exposição Artes de Pesca: Pescadores, normas, objetos instáveis, no Museu Nacional de Etnologia.
Incidencias e implicaciones del Programa para el Fortalecimiento de la Lectura y Escritura (PROFLE) en la producción de las tesinas de grado de la Licenciatura en Enfermería
Mónica Garbarini
Professora e investigadora na Universidade Nacional Arturo Jauretche, Argentina, onde leciona castelhano, literatura e latim, bem como cursos de formação para professores. Diretora adjunta do Instituto de Estudos Iniciais e responsável pelo Programa de enriquecimento da leitura e da escrita. Coordenou workshops de leitura e escrita nas universidades argentinas de Lomas de Zamora, Quilmes e Arturo Jauretche, É atualmente responsável pelas disciplinas de Oficina de Linguística e Escrita Académica no Teacher Training Institute de San Francisco Solano. É coautora do manual Fontes e textos para o ensino universitário e da antologia Civilização e barbárie: ficções de tensão, tendo também publicado artigos sobre o teatro argentino.
Silvia López D’Amato
Professora e investigadora no ISP J.V. González, onde leciona castelhano, literatura e latim, e também cursos de formação de professores e atualização académica. Doutorada em Literatura pela UBA. Especialista em leitura, escrita e educação (FLACSO). Lecionou teoria literária e literatura em Institutos de formação de professores e ministra workshops de leitura e escrita na Universidade Nacional Arturo Jauretche, Argentina. É codiretora do Programa para o enriquecimento da leitura e da escrita (UNAJ). Faz parte da equipa dos Projetos de Pesquisa da UNAJ e do Instituto de Filologia Hispânica (UBA). É coautora de manuais para o Curso de Preparação para Idiomas Universitários.
Mariela Escobar
Mestre em literatura espanhola e latino-americana pela Universidade de Buenos Aires. Professora de Artes na UBA. Lecionou literatura e teoria literária em Institutos de Formação de Professores. Atualmente, coordena workshops de leitura e escrita na Universidade Nacional Arturo Jauretche, Argentina. Coordenou os manuais do Curso de Preparação para a Universidade (CPU). É assessora académica do programa de enriquecimento da escrita académica (UNAJ). Lecionou seminários do Mestrado em Tradução. É membro do Grupo de Estudos do Caribe (ILH.UBA). Faz parte da equipa dos Projetos de Pesquisa da UNAJ e do Instituto de Literatura Latino-Americana.
As atividades formativas virtuais da RIUL: o curso sobre práticas ficcionais
Naiane Carolina Menta Três
Professora efetiva da área de Ensino de Língua Espanhola na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza-PR, Brasil. Está em doutoramento pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Maringá. Licenciada em Língua e Literatura Portuguesa e Espanhola pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras (UPF). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira através da UNINTER. Realiza pesquisas na área de literatura e formação de leitores.
Estíbaliz Barriga Galeano
Licenciada em Ensino Básico, tem uma pós-graduação em Psicologia Educacional e é doutorada pela Universidade da Extremadura. Atualmente pertence ao grupo de pesquisa GIAL e ao Departamento de Didática das Ciências Sociais, Idiomas e Literaturas da Universidade da Extremadura. Trabalha na Red Internacional de Universidades Lectoras, sendo a sua principal linha de pesquisa as Rotas Literárias e a Cultura da Água, que aborda todos os aspetos relacionados com as lendas na literatura, bem como com a conservação do património natural tangível e intangível.
Comunidade de leitores em rede: as tecnologias ao serviço da promoção da leitura
Cláudia Amaro
Colaboradora da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, onde trabalha na organização e implementação de atividades culturais e educativas em estreita colaboração com a Rede Casas do Conhecimento.
Licenciada em Ensino de Inglês e Alemão pela Universidade do Minho e especializada em Sistemas de informação. Desenvolveu a sua atividade profissional como professora do 3º ciclo e secundário no ensino profissional, entre 2004 e 2018, onde participou e coordenou diversos projetos de Educação e Formação Profissional.
Daniela Castro
Colaboradora, desde 2004, nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, onde coordena os setores funcionais da biblioteca digital, formação de utilizadores e atividades culturais. Pós-graduada em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e em Administração Pública pela Universidade do Minho.
Eloy Rodrigues
Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Nas duas últimas décadas tem promovido o acesso aberto e a ciência aberta, tendo liderado, em 2003, a criação do RepositoriUM - o repositório institucional da Universidade de Minho, e coordenado, desde 2008, a equipa da UMinho que desenvolve o projeto Repositórios Científico de Acesso Aberto de Portugal.
É membro do EUA Expert Group on Science 2.0/Open Science, em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e desde abril de 2015, Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR).
Luís Amaral
Professor Associado no Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática e Doutorado em Informática pela Universidade do Minho.
Prémio Descartes - Instituto Nacional de Administração, em 1995. Coordenador científico do GÁVEA - Observatório da Sociedade da Informação. Membro fundador da Associação Para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.
Teresa Costa
Técnica de Biblioteca dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho desde 2004, desempenhando nos últimos 4 anos funções na Biblioteca da Escola de Direito da Universidade do Minho.
Praxar leitores (é fazê-los ler só por gosto e dispensá-los de exame)
Cláudia Sousa Pereira
Investigadora e professora desde 1990 na Universidade de Évora.
Doutorada em Literatura Portuguesa pela Universidade de Évora. Entre 2009 e 2013 foi Vereadora na Câmara Municipal de Évora com os pelouros da Cultura, Educação, Ação Social, entre outros.
As suas publicações e as suas atividades quer de investigação, quer de divulgação científica e de extensão à comunidade centram-se e percorrem as áreas da literatura infanto-juvenil, a leitura literária e a promoção do livro e da leitura.
RIUL em Beja: quase uma década a ler no ensino superior
Maria do Sameiro Pedro
Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e Mestre em Literatura Portuguesa Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Como Docente e Investigadora, está centrada na Literatura Infantojuvenil e na Leitura Literária, em especial no que se refere à formação de professores. Foi membro da Comissão Nacional de Coordenação e Acompanhamento do Programa Nacional de Ensino do Português no 1º Ciclo do Ensino Básico (PNEP); entre 1999 e 2006 coorganizou os encontros No Branco do Sul as Cores dos Livros – Encontros sobre Literatura para Crianças e Jovens.
Las Humanidades digitales y la lectura. El proyecto de cartografías lectoras
María del Mar Campos Fernández-Fígares
Professora titular de Língua e Literatura na Universidade de Almeria e nas universidades de Belgrado e Novi Sad. Doutorada em Filologia Hispânica pela Universidade de Granada. De entre as suas linhas de investigação, destacam-se a Educação Literária e Leitura e Escrita para Educação Ambiental, em colaboração com o grupo GIAL da Universidade da Extremadura.
Dirige o grupo de investigação CEOM, Cultura escrita, oral e mediática, e é responsável pelo projeto Leitura de cartografias das universidades públicas da Andaluzia.
Publicou os manuais Literatura de Espanha: 1850-1960 e Leitura e visibilidade das práticas de leitura e diversos artigos em revistas da especialidade, sendo diretora da revista Álabe da RIUL. Em colaboração com Eloy Martos, coordenou o Dictionary of New Forms of Reading and Writing, edições 2013, 2015 e a versão digital: DINLE, com a Universidade de Salamanca.
Organizou o I Congresso Ibero-Americano de Memórias da Água: Leitura, Ecologia e Educação (Sevilha 2017) e coordenou com Aitana Martos uma monografia na revista RIFOP, com o mesmo título.
Aurora Martinez Ezquerro
Professora titular de Língua e Literatura na Universidade de La Rioja. Colabora com o Ministério da Educação (Governo de La Rioja) em Projetos de Inovação Educacional, e é membro do Projeto EDULECO, RIUL-UAL (Transferências de P&D).
Desenvolve trabalhos de pesquisa no âmbito da inovação aplicada ao ensino de idiomas e literatura, lexicografia didática e retórica aplicada. Publicou, entre outras monografias, a Didáctica de las figuras retóricas, El camino de la lengua castellana, Música de las esferas-Literatura en el aula, Aprendizaje y enseñanza de Lengua Castellana y Literatura, La Educación en el valle del Ebro (ed.), Cultura en la Diversidad (ed.), Enredos de palabras: gramática y uso de la lengua en nuevos espacios de comunicación (em coautoria com Quiles y Palmer). Colabora, ainda, em diversas revistas educacionais. Ganhou o Prémio de Investigação da Cidade de Calahorra e também o Primeiro Prémio Nacional Pájaros de cuento (Editorial Everest).
Formação de animadores socioculturais - A importância da promoção e animação do livro e da leitura
Ana Pessoa
Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Doutorada em História da Educação/Educação Comparada, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Bibliotecária‑Arquivista, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com vasta bibliografia publicada na área das bibliotecas escolares
Carla Cibele
Docente na Escola Superior de Educação de Setúbal, integrando o Departamento de Ciências Sociais e Pedagogia, e coordenadora do curso de Animação e Intervenção Sociocultural. Doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa, mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta e licenciada em Psicologia da Educação pelo ISPA.
Tem desenvolvido vários projetos de formação, investigação e intervenção comunitária nas áreas do Sucesso Escolar, Inclusão e Cidadania, Multiculturalidade e Políticas educativas.
Aceda aqui ao Programa Ler+ no Ensino Superior