Associação de Futebol de Braga
Craques da Leitura
Associação de Futebol de Braga

 

Craques da Leitura AFBRAGA em Guimarães


A Associação de Futebol de Braga (AFBRAGA) e o Vitória Sport Clube (Vitória SC) marcaram presença no Agrupamento de Escolas Santos Simões (Guimarães), lançando um desafio para cerca de 60 Craques da leitura do 8.º e 9.º Anos de escolaridade. Dando continuidade à parceria estabelecida com PNL2027, a AFBRAGA pretende, com cada uma destas iniciativas, motivar para a leitura os alunos dos diferentes concelhos do distrito.

Com a presença dos jogadores do Vitória SC, Francisca Faria, e Joana Ribeiro, da equipa principal feminina, e Gui e André Amaro, jogadores da equipa principal masculina, e com a moderação de Margarida Direito, diretora de comunicação e marketing da AF Braga, os livros e a(s) leitura(s) ganharam o destaque merecido no diálogo entre os participantes.

Para ter uma informação mais detalhada sobre este encontro, poderá aceder aqui à página da Associação de Futebol de Braga, ou aqui à página do Vitória Sport Clube.

 

Craques da Leitura AFBRAGA em Braga


Integrado no Programa de Comemorações do Centenário da AFBRAGA, e em parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027, realizou-se, no 28 de abril, em Braga, na Escola E.B. 2.º e 3.º ciclos André Soares, com a presença de 110 alunos do 7.º ano de escolaridade, uma sessão dos Craques da Leitura.

Com a moderação de Margarida Direito, diretora de comunicação e marketing da AF Braga, coube aos atletas do Sporting Clube de Braga, Dolores Silva, Catarina Pereira, Pedro Rocha e Diogo Marques, dinamizarem a discussão sobre a leitura como fonte de prazer, de evasão, de desenvolvimento pessoal, de busca de equilíbrio, de compreensão dos outros, de inspiração e de motivação para atingir os objetivos traçados como estudantes e desportistas.

Poderá ler o desenvolvimento desta notícia acedendo aqui à página da Associação de Futebol de Braga.



Craques da Leitura AFBRAGA em Vizela

 

Associando-se ao PNL2027, no âmbito do projeto Craques da Leitura, a AF Braga lançou, no dia 22 de março, o repto ao FC Vizela para que este promovesse a leitura na Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos de Caldas de Vizela, contando o evento com a presença de dois atletas deste clube: Igor Julião e Koffi Kouao.

Perante 120 alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos do ensino básico, devidamente equipados com as camisolas e cachecóis do FC Vizela, Margarida Direito moderou o debate sobre a leitura e os livros, tendo os dois futebolistas destacado a importância dos mesmos para a formação pessoal, a relação com os outros, a construção de uma educação de qualidade e a adaptação a uma nova realidade cultural e linguística,

Igor Julião e Koffi Kouao apresentaram como sugestão de leitura os livros Escola de Futebol 1.ª Época - Quando o Futebol Domina o Mundo e Escola de Futebol 2.ª Época - Quando o Futebol Salva o Mundo, da Coleção Livros FPF.

Esta foi a segunda iniciativa «de sensibilização para a leitura nas escolas dos diferentes ciclos de ensino» que a AF Braga «promoveu com os Clubes filiados que disputam a Primeira Liga, nos seus concelhos de origem», tendo mais este encontro de promoção da literacia e dos valores do desporto através do exemplo dos atletas terminado com uma sessão de autógrafos.

Poderá ver aqui o registo fotográfico desta sessão, bem como um breve vídeo sobre a mesma.

 

O que Disse a Comunicação Social sobre…

 

Diário do Minho referiu que «AF Braga desafiou FC Vizela a promover a leitura na Escola». Por sua vez,  o jornal desportivo O Record noticiou  que «Vizela promove ação em escola do concelho - Iniciativa inserida no projeto Craques da Leitura».

 

 

Espírito de Equipa: Reportagem do Canal 11 


Associação de Futebol de Braga e atletas do Famalicão dinamizam Craques 

 

Associando-se ao PNL2027, no âmbito do projeto Craques da Leitura, a AF Braga e os atletas do Futebol Clube de Famalicão dinamizaram o projeto Craques da Leitura na EB1/JI de Lousado. 

Poderá visualizar aqui a reportagem do Canal 11 sobre esta iniciativa que contou com a participação de Rute Costa, guarda-redes da equipa feminina, e do avançado da equipa masculina, Heriberto Tavares. 

Tratando-se da primeira iniciativa «de sensibilização para a leitura nas escolas dos diferentes ciclos de ensino» que a AF Braga «promoveu com os Clubes filiados que disputam a Primeira Liga, nos seus concelhos de origem», o próximo encontro tem já lugar em dezembro com o Vitória Sport Clube.   


 

Associação de Futebol de Braga e atletas do Famalicão dinamizam Craques

O trabalho de equipa entre os Craques da Leitura, a Associação de Futebol de Braga e o Futebol Clube de Famalicão criou as condições para uma iniciativa cheia de entusiasmo manifestado por alunos, atletas, professores, dirigentes das instituições, responsáveis pela organização do evento e autarquia. 

 

Craques da Leitura - A. F. Braga

 

Associando-se ao PNL2027, no âmbito do projeto Craques da Leitura, a AF Braga criou os Craques da Leitura AFBRAGA. Em comunicado, a AF Braga salientou que «é um momento de promoção da leitura, mas também de promoção do desporto e do futebol», pois é sua firme convicção «que a leitura e o desporto são ferramentas para a construção e consolidação de uma sociedade livre, com coesão social, mais equilibrada e feliz».

Este primeiro encontro contou com a presença de Rute Costa, guarda-redes da equipa feminina, e do avançado da equipa masculina, Heriberto Tavares, que se deslocaram à EB1/JI de Lousado.  «Os cerca de 200 alunos da Escola EB1/JI de Lousado mostraram ser verdadeiros craques ao receber os atletas com canções, bandeirolas e uma energia contagiante». Ao mencionarem o valor da leitura nas suas vidas, ficámos a conhecer que Heriberto gosta de livros de ação e aventura e a Rute prefere obras que tratem de temas relacionados com o desenvolvimento pessoal. Os dois atletas estiveram sempre em jogo, quer participando nas cantigas, quer lendo pequenas histórias, quer dialogando com os alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo sobre o quão relevante é a frequência do treino e do tempo dedicado ou à leitura ou a qualquer atividade desportiva.

Para ouvidos e olhares atentos, Heriberto Tavares apresentou Era uma vez o Fama e O Fama e os Cinco, estabelecendo a ligação entre o seu clube e o universo ficcional dos livros escolhidos. A AF Braga doou à biblioteca escolar dois títulos editados pela Federação Portuguesa de Futebol (Escola de Futebol: 2.ª Época - Quando o Futebol Salva o Mundo, de Alex Bellos e Ben Lyttleton, e As Guarda-Redes Usam Tiaras? de Helena Pielichaty). Por sua vez, o FC Famalicão ofereceu a cada um dos pequenos craques um dos livros da sua mascote, autografados pelos atletas.

Tratou-se da primeira iniciativa «de sensibilização para a leitura nas escolas dos diferentes ciclos de ensino» que a AF Braga «promoveu com os Clubes filiados que disputam a Primeira Liga, nos seus concelhos de origem». Esta é uma equipa que une esforços para trazer todos os sonhos aos nossos atuais e futuros jovens Craques da Leitura e do Desporto. Assista ao destaque no Instagram do @afbragaoficial.

A próxima iniciativa dos Craques da Leitura AF Braga será em dezembro.

 


O que Disse a Comunicação Social sobre…

O Correio do Minho adiantou na sua página que os «Craques do Futebol foram à escola Incentivar a Ler».

Um outro jornal da região, O Minho, na secção de desporto, referiu que «Atletas do Famalicão promovem leitura em escola primária».

O Jornal do Ave apresentou um título em que fazia apelo para «Que se formem mais craques da leitura".

A Rádio Alto Ave informou que «AF Braga associa-se à iniciativa Craques da Leitura». 

Esta iniciativa também não passou ao lado dos jornais desportivos. O Record noticiou  «Heriberto Tavares e Rute Costa visitam escola», acrescentando que «a convite da AF Braga, o Famalicão aderiu à iniciativa "Craques da Leitura", inserida no Plano Nacional de Leitura» e O Jogo comunicou «AF Braga inicia ações de promoção de leitura esta segunda-feira».

Na sua edição de 12 de novembro, o Jornal de Notícias tinha já publicado que «A. F. Braga junta-se a ação para promover a leitura».

 


Braga

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura