Jornal de Notícias
Craques da Leitura
Jornal de Notícias
Encontros com jovens

Isabel Peixoto na E.S. Camilo Castelo Branco – Vila Real

No dia 9 de maio, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco convidou a jornalista do JN, Isabel Peixoto, para uma sessão com alunos do 8.º Ano subordinada ao tema das fake news.

Falando do universo da comunicação social e apresentando situações concretas, Isabel Peixoto foi colocando diversas questões de modo a problematizar o que é ser jornalista e o que é ou não notícia, alertando para as questões de verdade e das obrigações deontológicas dos profissionais dos media.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de verem esclarecidas algumas questões colocadas, que tanto abrangiam acontecimentos nacionais como internacionais e que diziam respeito a áreas que iam do desporto à seleção das fontes de informação.

 

O JN na EB Alto da Peça – AE de Alcabideche

A equipa do JN, constituída por Isabel Peixoto, jornalista, e Maria José Pimentel, colaboradora da secção do JN TAG, dinamizou, via Zoom, no dia 18 de fevereiro, uma sessão para os alunos do 3.º ano da EB Alto da Ponte.

O encontro decorreu a partir das questões previamente apresentadas pelos alunos, tendo sido debatidos temas como os tipos de jornais, as técnicas de escrita utilizadas por estes profissionais da comunicação social e o jornalismo de investigação. Partindo do repto avançado por Isabel Peixoto sobre uma das qualidades de um jornalista – a curiosidade -, os alunos colocaram várias perguntas a propósito dos assuntos enunciados, bem como outros relacionados com esta profissão.

Tratou-se de mais uma sessão em que a literacia da informação recebeu os empenhados contributos de jornalistas, professores e alunos

 

No dia 29 de outubro, demos continuidade aos Encontros dos Craques da Leitura! 

Os Craques da Leitura do 2.º e 3.º Ciclos do AE Fernando Távora, em Guimarães, constituíram um Clube de Jornalismo e, neste dia, tiveram a oportunidade de contar com a presença da jornalista Isabel Peixoto, do Jornal de Notícias, parceiro desta iniciativa, que dinamizou uma magnífica sessão sobre fake news e manteve um diálogo muito pertinente sobre este e outros temas que norteiam a atividade jornalística.

Na sessão, foi ainda dado destaque à importância da leitura na formação e percurso académico e profissional de cada um, através de jornais, textos de ficção ou obras de investigação.

A ocasião foi aproveitada para dar aos alunos os livros editados e gentilmente oferecidos pela Federação Portuguesa de Futebol: Escola de Futebol – 2.ª Época; As Guarda-Redes Usam Tiaras e Golos de Letras.

Parabéns ao AE Fernando Távora e ao Jornal de Notícias por terem dado a estes Craques as dicas necessárias para entrarem num jogo em que a leitura é a principal estratégia para vencer!

 

Craques da Leitura

 

Os Encontros dos Craques da Leitura iniciaram-se no dia 20 de outubro. O pontapé de saída foi na EB1 de Penselo, AE Fernando Távora, Guimarães, através da plataforma Zoom, com Margarida Fonseca Santos e o seu projeto RE-WORD-IT.

 

JN TAG

José Carmo / Global Imagens

 

A divulgação de sugestões de livros, a difusão de desafios lúdicos de leitura e de escrita e a organização de oficinas media com jornalistas da secção desportiva traduzem o seu compromisso neste projeto, publicando os melhores produtos resultantes das sessões dinamizadas no JN TAGNotícias Magazine e/ou Suplemento Ataque.

 

Veja também: Reportagem do lançamento do projeto Craques da Leitura

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura